9 pensamentos sobre “O TGV não vai ser mau para toda a gente

  1. Ricardo

    Já não percebop estes liberais.
    Então não deve o estado estar ao serviço do capital?
    e promover novas áreas de negócio, para os privados explorarem?

  2. Caro Ricardo, as suas fontes de informação relativamente ao liberalismo e sua posição face ao estado não devem ser as mais fiáveis.

    Como regra geral e especialmente em Portugal, menos estado = melhor estado. No caso concreto do TGV (e da OTA), menos dinheiro dos contribuintes deitado à rua sem benefício claro = mais dinheiro que sobra para cada pessoa poder fazer o que quiser com ele…

  3. José F.

    Caro LT,
    Todo o investimento feito para diminuir a nossa posição de periferia europeia é, a meu ver, bem vindo. Enquanto que os outros países encurtam as suas distâncias com as outras capitais. Veja-se Paris, Bruxelas, Berlim, Londres etc, etc, a gente anda a discutir a distância Lisboa/Porto; Lisboa/Faro. Sempre a olhar para dentro. Sinceramente parece-me muito pouco.

  4. Caro José F.,

    Compreendo o que diz, mas em que é que, por exemplo, uma linha TGV Lisboa-Porto (que irá poupar, na melhor das hipóteses, 10/15 minutos na duração da viagem) contribui para a reduzir a nossa posição de periferia europeia? E será credível que a OTA (dando de barato todas as dúvidas técnicas que se levantam) alguma vez poderá funcionar com hub ibérico?

  5. Adicionalmente, com vôos Lisboa-Madrid a menos de 60€, quanto precisaria de custar um bilhete TGV para ser competitivo (não esquecer que uma viagem TGV demoraria umas 4 horas em vez da hora/hora e pouco de avião)?

  6. José F.

    Caro LT,
    Se vamos discutir o comboio em relação ao avião, não tenho dúvidas que o comboio ganha. Ele não polui, sai do centro da cidade e chega ao centro da cidade. E além disso compro o bilhete via internet e chego à estação 5 minutos antes, sem necessidade de ser visto e revisto por uns senhores da prosegur. Isto é, num troço Lisboa-Madrid, em TGV, eu optarei sempre pelo comboio. Mesmo que isso teoricamente me possa sair mais caro. mas só teoricamente porque se for de avião tenho de pagar as ligações entre a cidade e os aeroportos. Não se esqueça também que se for de TGV ninguém vai pesar a sua mala….
    Quanto ao TGV Lisboa-Porto, não me pronuncio. Mas já se gastou tanto dinheiro e a modernização da linha do norte ainda está como está…. Isto é, em grande parte das estações,como no Entroncamento ainda temos que atravessar as linhas de comboio, não há acessos para as pessoas com problemas físicos e os surdos não apanham os comboios porque a sua chegada e partida ainda é feita por altifalanates. Em Espinho, por exemplo o comboio ainda atravessa longitudinalmente a vila. Não sei mesmo onde foi gasto o dinheiro.
    Quanto à OTA também não me consigo rponunciar. Nestas alturas tenho pena de não ser americano. Se o fosse saberia de forma clara e transparente quem representa quem ao nivel de lobby. Pregunto-me sempre o que é que faz correr tantas pessoas, e nunca chego a discortinar…. Mas eles não correm por gosto…. o rebuçado deve estar no fim. Esta discussão da OTA desgosta-me porque me dá a imagem de um portugal Last Minute. Andamos a discutir o novo aeroporto desde 1972. Agora que parece que uma posição vai ser tomada a este nível, espera-se um novo estudo. E este é que vai ser o definitivo. E a opção que vão apresentar é concerteza a melhor, e a mais barato….
    Por vezes acho que César tinha razão: a gente não se governa, nem se deixa governar….

  7. Ricardo

    Era uma pequena ironia sobre os beneficiários do projecto da alta velocidade. Parecia o discurso do BE.
    Falando sério, defendo o papel do Estado, ao serviço das pessoas, não das empresas.
    Partilho da opinião de que é positivo o investimento numa linha de altavelocidade de ligação a Espanha e à Europa. Sobre Lisboa-Porto, termine-se a modernização da linha do Norte (já agora compare-se a eficácia do controle da obra pela REFER em relação à ligação a Faro) e invista-se na chamada rede ferroviária tradicional, eletrefique-se, modernizando-se, aumentando a sua velocidade e a qualidade das composições.

  8. lucklucky

    Primeiro o comboio não é suficiente para o tráfego depois é muito mais caro.

    ” sai do centro da cidade e chega ao centro da cidade.”
    Quando se quer só um aeroporto gigante…

    “Se vamos discutir o comboio em relação ao avião, não tenho dúvidas que o comboio ganha. Ele não polui,”

    Não? O seu custo, a manutenção da linha, sua construção, e o gasto em energia eléctrica não contam?

    “E além disso compro o bilhete via internet e chego à estação 5 minutos antes, sem necessidade de ser visto e revisto por uns senhores da prosegur”

    As bombas nos comboios já começaram é só dar-lhe mais uns aninhos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.