Cortem-lhe a cabeça!

Artigo de Luciano Amaral no Diário de Notícias

[O] mais interessante não foi o resultado do concurso mas as reacções da intelligentsia nacional a ele. Esta intelligentsia mostrou que não percebeu, não quer perceber e provavelmente nunca perceberá o século XX português. De facto, o nosso século XX só poderá ser percebido se também o salazarismo for percebido de forma apropriada. O salazarismo é o momento pivot do século, que define o seu passado e o seu futuro imediatos. Prova disso é o facto de tanta gente precisar ainda hoje de definir o nosso regime relativamente a ele, nem que seja por oposição. O que, aliás, não é bom sinal. O regime deveria valer pelo que tem a oferecer de positivo e não por comparação com uma coisa que, pelos vistos, era tão notoriamente má.

0 pensamentos sobre “Cortem-lhe a cabeça!

  1. Cristina Ribeiro

    É por causa desta lucidez,e excelência,que não perco um dos seus artigos.Muito bom!

  2. caramelo

    “O regime deveria valer pelo que tem a oferecer de positivo e não por comparação com uma coisa que, pelos vistos, era tão notoriamente má.”

    Senhor Luciano, eu explico: as coisas boas definem-se por oposição às coisas más. Por exemplo, o Bem e o Mal, a Liberdade a Ditadura, a Guerra e a Paz, etc. Mas a direita não arranja comentadores mais inteligentes? Assim, não dá luta, poças.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.